quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Para tentar explicar algumas duvidas e questões que me colocaram sobre o sabão natural e os sabonetes de glicerina.














Então é assim, a ver se consigo explicar:        

Existe o sabão natural em que se juntam as gorduras e a soda cáustica e para fazer este sabão existe o método a frio (cp=cold process)e o método a quente(hp= hot process). Este é o sabão que contém naturalmente glicerina visto que não lhe é retirada como acontece com aos sabões industrializados. O CP (Cold Process) é o método em que o único calor de fonte externa é o utilizado para aquecer as gorduras e se coloca nos moldes assim que atinge o traço. O método a quente ou HP (Hot Process) é praticamente aquecido ao fogão ou usando uma panela eléctrica (crock pot) durante todo o processo desde o aquecimento das gorduras, passado pelo bater até atingir o traço e depois continuando até a massa de sabão se separar em fases e voltar a juntar  e ficar uma massa homogénea, mas não tão fluida como no CP. Este ultimo processo, apesar de obrigar a ficar de volta do sabão mais horas para o fazer, elimina semanas de cura.

·         Depois existem os sabonetes artesanais, a denominação no  Brasil ou Melt & pour como são denominados nos países de língua inglesa. São os famosos “sabonetes de glicerina”.

 a glicerina é um subproduto da reacção de saponificação (que é retirada pelas industrias do sabão  para ser usada nas industrias alimentar e farmacêutica, por isso o sabão industrializado é praticamente só  constituído pelo detergente).  A denominação” sabão de glicerina” é um nome de "propaganda" idealizado a quando da sua invenção: após a 2ª guerra mundial e com a falta de matérias-primas e o advento das indústrias químicas, estas idealizaram um sabonete ao qual adicionavam uma pequena percentagem de glicerina para o tornar mais suave para a pele (não esquecer que o sabão utilizado naquela altura seria um sabão um tanto agressivo para a pele e para os cânones de conforto que surgiram após a segunda  guerra mundial.                                                                                                                       

 A propaganda foi feita exaltando as qualidades e propriedades a glicerina e o nome ficou. O sabão natural, que é o nós fazemos não lhe é retirada a glicerina que naturalmente se forma e por isso é rico em glicerina.

Para fazer estes “sabonetes de glicerina” ou sabonetes artesanais ou melt&pour  soap existem dois métodos: ou se compra a base glicerinada já preparada ou a fazemos em casa. Comprada dá pelo nome geral de “glicerina” ou nalguns sítios de “base glicerinada” e existe em transparente ou com dióxido de titânio adicionado para ficar branca. Existem normal transparente, branca, e cristalina (mais transparente), e com vários ingredientes e diversas formulações. Algumas pessoas podem ser alérgicas aos aditivos. Peçam as fichas técnicas. Ou então podem optar por a fazer em casa , embora para isso tenham que ter os conhecimentos  e pratica de fazer o sabão natural, pois o processo de fazer sabão “transparente “ inicia-se com a junção de gorduras com a solução de soda  cáustica. Depois é lhe adicionado açúcar e álcool, numa dada proporção e seguindo um método que não deve ser alterado,  para o tornar transparente. Dependendo das formulas pode ou não ser lhe adicionado uma certa proporção de glicerina., tal como a sua prima a base de compra pronta a usar. Esta base, este sabão transparente, esta base de melt&pour caseira e artesanal pode ser, dependendo das formulas utilizadas claro,  mas sempre em menor numero, quase isenta de aditivos químicos.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fornecedores de materias-primas

Algumas lojas on-line de materias primas em Portugal, Espanha e UK

Portugal
Existem algumas, mas onde se encontram preços mais em conta é na New Directions. O site está off-line , infelizmente, mas peçam o catalogo por mail.

geral@newdirections.com.pt



Espanha:
http://jabonariumshop.com/
http://www.granvelada.com/
existem outras

UK:
http://www.gracefruit.com/
http://www.thesoapkitchen.co.uk/


Algumas lojas on-line de materias primas em Portugal, Espanha e UK

Portugal
Existem algumas, mas onde se encontram preços mais em conta é na New Directions. O site está off-line , infelizmente, mas peçam o catalogo por mail ou telefone: 213932259
 geral@newdirections.com.pt


outras lojas/varios produtos




Espanha:


França:

UK:

Frascos e potes de vidro


cera e mel Colmeia Belchior Mel-Material Apícola Lda
Rua:r Penha França 165
C.P./Cidade:1170-302 Lisboa
telefone:218 151 670

Sociedade Dos Apicultores de Portugal
Rua:Pç. Dr. Bernardino a Gomes 177 - b - s - CV - d
C.P./Cidade:1100-209 Lisboa
telefone:218871006
fax:218871006
ao pe da feira da ladra, o horário é de tarde e fecha à 5ª feira e fins de semana é onde o um pai entrega a cera dele e vai buscar limpa e moldada

aqui entre o material apicula tem placas de cera à venda

http://montedomel.blogspot.com/2010/01/cera-da-abelha.html 

Desafio: encontre a formula.

Sabão para peles sensiveis
Ingredientes: Elaeis Guineensis (Óleo de Palma), Cocos Nucifera ( Òleo de Coco), Olea Europaea ( Azeite), Theobroma Cacao ( Manteiga de Cacau), Sodium Castorate ( Óleo de Ricino), Água destilada

Enviaram-me para o são sabão uma proposta de ver se conseguia saber percentagens das matérias-primas de um sabão pelo rótulo. Os ingredientes desse sabão serão os acima referidos e na ordem em que estão.

Então é assim: em 1º lugar deve-se perceber o porque de esse sabão que viu ter esses óleos/manteigas em particular e q razão da sua ordem na descrição do rotulo. Os ingredientes que estão em primeiro lugar são aqueles dos quais o sabão tem maior quantidade, indo depois em ordem decrescente, sendo que o oleo de rícino é o que tem menor quantidade. Quanto ao oleo de palma que neste caso é a gordura base do sabão, ele é usado maioritariamente por fazer um sabão duro e durável. As suas propriedades não são extraordinárias, exceptuando as acima referidas. Penso que neste caso e porque para além da dureza e durabilidade é uma gordura relativamente barata em relação a outras gorduras com excelentes propriedades suavizantes e hidratantes, é provável que esteja presente numa proporção de 50% , ou entre os 40 e os 60%. Pode-se usar cera de abelha para dar dureza a um sabão. O oleo de coco fornece ao sabão a espuma, dureza e propriedades de limpeza. Aqui é difícil de “Adivinhar” a proporção, embora muitas vezes esteja presente até aos 30% (ou mais), não é recomendável colocar mais de 20% de óleos de coco pois em excesso tem um efeito mordente e resseca a pele. Azeite: a melhor gordura para fazer um sabão! Provavelmente não terá aqui mais de 20%, mas na minha opinião devia ter a maior percentagem, pelo menos 50%, preferencialmente entre os 60-65%. Pelas suas propriedades o azeite é um dos óleos vegetais mais benéficos para peles secas, sensíveis e com problemas. A manteiga de cacau: terá aqui uma percentagem entre os 5 e os 10%. Penso que neste caso estará bem. A manteiga de cacau proporciona um sabão duro e uma sensação de suavidade ao sabão. Embora no caso de um sabão para pele com problemas eu apostaria na manteiga de karité. As opiniões aqui diferem muito como é obvio, enquanto alguns saboeiros aconselham não ultrapassar os 7% , outros há que fazem quase ou totalmente com manteiga de karité, um sabão de luxo, especialmente para  peles secas, sensíveis e com problemas.  Por acaso agora não me lembro porquê, mas penso que tem a ver com a durabilidade do sabão no sentido de se gastar muito rapidamente, quando em uso, pelo preço elevado da manteiga e por usualmente ela ser colocada na altura do traço, quando o sabão está pronto para ir para os moldes, como sobre engorduramento, o que significa que o sabão teria uma percentagem de óleos librés, sem saponificarem de 7% e seriam totalmente constituídos por manteiga de karité. O oleo de rícino dá estabilidade e durabilidade à espuma, proporcionando bolas mais duráveis. Pela quantidade que deve ser até 5% provavelmente, pouco mais que isso poderá fazer, embora uma grande quantidade de oleo de rícino vá alterar a dureza da barra de sabão. Geralmente usa-se até 10% de oleo de rícino.
A proporção da soda e de agua que se destina à dissolução da soda dependerá dos tipos de gorduras usadas, das suas quantidades e da percentagem de óleos livres que se quer deixar.

Na minha opinião pode-se fazer um sabão excelente utilizando apenas azeite como gordura principal, se o azeite estiver macerado com uma planta com propriedades  antiinflamatorias e suavizantes para a pele, então melhor ainda; cera para endurecer; oleo de coco para endurecer e espuma e, caso se queira uma percentagem de karité cujas propriedades são mais benéficas para a pele do que as da manteiga de cacau. Um sobre engorduramento (ou desconto da soda de 7 a 8%, pode ir até 12%, embora isso altere a dureza da barra um pouco e a durabilidade pois quanto maior a quantidade de óleos livres, maiores as probalidades de poderem rançar).

Podem-se também usar em pequenas percentagens por questões de alterarem a dureza do sabão (embora se fizerem um sabão em creme ou liquido ai possam aumentar a percentagem) , de óleos de onagra ou prímula, borragem, oleo de gérmen de trigo (desde que não tenha doença celíaca); 5% em sobre-engorduramento e adicionado no traço.
Por fim, após tantos óleos e manteigas, continuo a dizer que um sabão simples com cerca de 65% de azeite, 20% de oleo de coco e o resto de cera de abelha. Encontra a receita no meu blog. Mas pode experimentar fazer um sabão com as outras gorduras mencionadas.
Para calcular com mais facilidade quantidades e saber índices como dureza e sobre-engorduramento é útil usar uma calculadora on-line. Eu aconselho a da Mendrulandia

Aqui está em português

bons cálculos e bom sabão!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Trabalhos dos ultimos dias- preparação de plantas e maceração de oleo e azeite

Bardana em alcool: inicio de uma extracção

Bardana: preparação  da planta (olha o martelo!!!) e o oleo de bardana já pronto( lote nº 1)

óleo de hipericão a ser feito

oleo de hipericão prontinho.

Alfazema em azeite ( em banho maria)

hipericão -erva de s.joão (planta seca)

"mistela" de folhas de eucalipto e azeite à espera de vez na panela e no fogão

oleo de bardana quase pronto (em banho-maria)

domingo, 9 de outubro de 2011

Oficina de Óleos macerados com plantas medicinais: Unguentos e pomadas





Sábado, 5 de Novembro · 15:00 - 18:00

Local
Em Sintra - Espaço Art of Living Concept
Largo Ferreira de Castro, n.º 3 r/c







Mais uma vez a oficina terá uma componente teorica, pratica e sensorial.

Falaremos sobre:
-Alguns óleos e plantas mais utilizados, suas propriedades e usos;
-Como preparar as plantas;
... -Vários métodos de maceração: a frio e a quente;
-Como fazer um unguento e/ou uma pomada

Valor: 25,00€ por participante

(inclui um conjunto de apontamentos e uma pomada que elaboraremos)


Solicitamos a reserva da vaga com a possível brevidade porque temos número limitado de participantes por oficina. Os contactos de email são :

- artesdesuntria@gmail.com

- art.of.living1@gmail.com

- art.of.living.concept@gmail.com

ou os contactos:

926 104 659

96 9535539

93 4618490

Largo Ferreira de Castro, n.º 3 r/c

2710-551 | Sintra (Vila)
(Por cima da Fonte da Pipa)

Para quem não quiser ou não puder vir de automóvel, existe uma carreira urbana (433) da scotturb, que sai da Estação da Portela e tem uma paragem mesmo em frente aos portões do Ar of Living. O valor do bilhete é de 1 €.
http://www.scotturb.com/inverno2011/433.htm
 

domingo, 2 de outubro de 2011

Oficina de óleos de massagem

Sábado, 8 de Outubro · 14:30 - 18:00
Em Sintra - Espaço Art of Living Concept
Largo Ferreira de Castro, n.º 3 r/c
Esta é a 3ª oficina de um total de cinco.

A oficina terá uma componente teorica, pratica e sensorial.


... Alguns dos temas abordados:

-Óleos vegetais: propriedades.

-Óleos essênciais: Breve abordagem à aromaterapia;

-Propriedades de alguns óleos essenciais;

-Alguns óleos essenciais tóxicos;

- Como fazer um óleo de massagem: percentagem/proporção de óleos carregadores/ óleos essenciais

Valor: 25,00€ por participante

(inclui um conjunto de apontamentos com tabelas e dicas e um oleo de massagem que vamos elaborar e que poderão personalizar).

Solicitamos a reserva da vaga com a possível brevidade porque temos número limitado de participantes por oficina. Os contactos de email são :

- artesdesuntria@gmail.com

- art.of.living1@gmail.com

- art.of.living.concept@gmail.com

ou os contactos:

926 104 659

96 9535539

93 4618490

Largo Ferreira de Castro, n.º 3 r/c

2710-551 | Sintra (Vila)
(Por cima da Fonte da Pipa)

Para quem não quiser ou não puder vir de automóvel, existe uma carreira urbana (433) da scotturb, que sai da Estação da Portela e tem uma paragem mesmo em frente aos portões do Ar of Living. O valor do bilhete é de 1 €.
http://www.scotturb.com/inverno2011/433.htm

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Oficinas de Sabão e Cosmética Natural , Caseira e Artesanal, no Espaço Art of Living Concept em Sintra




Foi dificil decidir quais os topicos a desenvolcer nestas oficinas que tão simpaticamente me propuseram a realizar...tanta coisa boa para aprender e principalmente,  para aprender partilhando!
Dizem que vêm aí grandes mudanças, novos ciclos...pois seja. Que se iniciem novas ideias, novas vidas, novos ciclos e novos caminhos!

Estes são um conjunto de oficinas de produtos elaborados artesanalmente, como sabão, pomadas, óleos, cremes e manteigas corporais, em 3 horas bem dispostas e descontraídas, pelo valor de 25,00€ por inscrito, com materiais incluidos para a componente prática dos cursos.

Datas e conteudos das oficinas:
Dia 17 de Setembro das 15:00 às 18:00

1-Sabão natural: Lavagens e limpezas. (processo a frio)
  • Enquanto elaboramos um sabão para lavagens e limpezas domesticas, abordaremos questões e conceitos como :
    -O que é o sabão e como limpa;
    -Como as nossas “avós” faziam o sabão para a barrela;
    -Medidas de segurança;
    -Ingredientes: gorduras e soda cáustica;
    -Saponificação;
    -Moldes
    -Período de cura;
    -Alguns usos para o sabão natural lavagens.

    1 de Outubro das 14.30 às 18:00
  • 2-Sabão natural: Banho e corpo. (processo a frio)
    -Breve história do sabão;
    -Medidas de segurança;
    -Ingredientes: gorduras, soda cáustica, aditivos e conservantes;
    -Tabela de saponificação: como usar;
    -Sobre-engorduramento ou desconto na soda
    -Saponificação, moldes e processo de cura.
    Faremos um sabão natural básico ao qual poderá adicionar os aditivos que preferir (argilas, óleos essenciais, aveia, etc)

    8 de Outubro das 14.30 às 18:00
  • 3-Óleos de massagem:
    Falaremos sobre:
    -Óleos vegetais: propriedades.
    -Óleos essências: Breve abordagem à aromaterapia;
    -Propriedades de alguns óleos essenciais;
    -Alguns óleos essenciais tóxicos;
    - Como fazer um óleo de massagem: percentagem/proporção de óleos carregadores/ óleos essenciais

    5 de Novembro das 14.30 às 18:00
  • 4-Óleos macerados com plantas medicinais: Unguentos e pomadas
    Falaremos sobre:
    -Alguns óleos e plantas mais utilizados, suas propriedades e usos;
    -Como preparar as plantas;
    -Vários métodos de maceração: a frio e a quente;
    -Como fazer um unguento e/ou uma pomada

    19 de Novembro das 14.30 às 18:00
  • 5-Cremes e manteigas corporais:
    Enquanto observamos vários óleos e manteigas vegetais, abordaremos
    -As suas propriedades e benefícios para a pele
    -Aditivos e conservantes;
    - Aprenderemos a fazer um creme hidratante para corpo.

Solicitamos a reserva da vaga com a possível brevidade porque temos número limitado de participantes por oficina. Os contactos de email são :
- art.of.living1@gmail.com
- art.of.living.concept@gmail.com
ou os contactos:
926 104 659
96 9535539
93 4618490
Largo Ferreira de Castro, n.º 3 r/c
 2710-551 | S. Martinho de Sintra
  T. 219 248 969

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Oficina de Sabão Natural com Florbela Graça

 
Sábado, 17 de Setembro · 15:00 - 18:00
 
em Sintra - Espaço Art of Living Concept
 
O início de um ciclo de oficinas de produtos elaborados artesanalmente, como sabão, pomadas, óleos, cremes e manteigas, em 3 horas bem dispostas e descontraídas, pelo valor de 25,00€ por inscrito, com materiais incluidos para a componente prática dos cursos.
 
1-Sabão natural: Lavagens e limpezas. (processo a frio)
Enquanto elaboramos um sabão para lavagens e limpezas domesticas, abordaremos questões e conceitos como :
-O que é o sabão e como limpa;
-Como as nossas “avós” faziam o sabão para a barrela;
-Medidas de segurança;
-Ingredientes: gorduras e soda cáustica;
-Saponificação;
-Moldes
-Período de cura;
-Alguns usos para o sabão natural lavagens.

Solicitamos a reserva da vaga com a possível brevidade porque temos número limitado de participantes por oficina. Os contactos de email são :
- art.of.living1@gmail.com
- art.of.living.concept@gmail.com
ou os contactos:
926 104 659
96 9535539
93 4618490

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Em Busca da Calêndula Perdida"

Suntria é uma das antigas denominações de Sintra...a coruja...sou eu!

Este blogue

Hiperligado a partir daqui

A Web
<><> <><> <><> <><>
Este blogue
<><> <><> <><> <><>
Hiperligado a partir daqui
<><> <><>
A Web

 

Quero falar sobre uma coisa com q me deparei , ou apercebi, esta semana: Encontrar calêndula à venda parece praticamente impossível! Tenho comprado "calêndula" em ervanárias, seca, pequenas flores tipo malmequeres, embaladas, de empresas supostamente de confiança e com o rotulo a dizer calendula officinalis, estava descansadinha e confiante. Até que há uns meses encontrei, de uma das empresas q já tinha comprados anteriormente, a calêndula em pétalas, como se vê em blogs e sites estrangeiros. Dei-me conta que o que anteriormente comprava não era calêndula, embora estivesse identificada como tal. Examinando com atenção, os tais malmequeres são exactamente isso: malmequeres amarelos do campo, daqueles que cobrem os campos no inicio da Primavera! http://profs.ccems.pt/Palma/Flores%20Silvestres/Classificacao/Ordens/Dicotiledoneas/Asterales/Asteraceae/Amarelas/textos/Chrysanthemum%20myconis.htm

e que ainda por cima (se forem estes, são considerados alérgenos) http://www.wildflowers.co.il/english/allergenIndex.asp
em cima calendula officinalis; em baixo o malmequer que vendem como calendula



Lembrei então de que numa das visitas a uma das ervanárias, em resposta a uma outra cliente a empregada disse que era “calendula dos prados”, e por isso ser diferente. Falei com a minha mae e ela disse-me que no Alentejo havia uma erva parecida com a calendula, mas mais pequena à qual chamavam de “erva-vaqueira”, mas que ninguém, nem as vacas do meu avô apreciava. Mas isto deu-me cá volta ao miolo e tinha porque tinha de ver afinal se aquela planta q vendiam como calendula seria afinal a tal erva vaqueira.

Armada de pc, teclado e Google, lá fui eu em “Busca da calêndula perdida”!

E o que “descobri” foi que existem varias espécies de calêndula, (no site plantamed http://www.plantamed.com.br/, estão referidas mais de 30!) e que a tal erva vaqueira é uma delas! O seu nome cientifico é calendula arvenses http://www.biorede.pt/images.asp?id=1079 e é de menor porte (até cerca de 30cm, enquanto a calendula officinalis ou calendula dos jardins pode atingir os 60cm), as propriedades são semelhantes embora a calendula officinalis, seja mais potente e tenha mais aplicações.

Em ingles são conhecidas como field marigold (calendula arvensis) e pot marigold (calendula officinalis), enquanto a marigold se refere aos tagetes (cravos tunicos ou cravo de defunto), mas isso é outra historia.

Mais uma vez isto mostra como é importante, conhecer os nomes científicos das plantas para as poder diferenciar de outras com as mesmas denominações populares e que muitas vezes não tem nada a ver umas com as outras.

Agora o que me parece inconcebível é que empresas supostamente credíveis e de confiança vendam por calendula officinalis outra planta!!

Agora não sei exactamente qual planta que estão a vender mas será calendula ?!?!?!



quarta-feira, 27 de julho de 2011

sabão azeite e coco (sem cera, mas com sal)

Perguntaram.-me se era possivel fazer sabão sem cera, porque era dificil encontrar. Sim é possivel..
O problema q existe é que para ficar uma barra dura, teria que se aumentar a percentagem do oleo de coco acima dos recomendaveis 20%, o que tornaria o sabão um bocado secante para a pele. Só com a percetagem recomendada, a barra de sabão é optima para a pele,...mas um pouco branda.

Podemos experimentar colocar sal! Afinal o sal era o q as nossas avos colocavam no sabão que faziam, visto que as cinzas que usavam para misturar nas gorduras continh potassa e e por isso o sabão ficaria algo mole. para endurecer colocavam sal e para encorpar , nalgumas zonas , colocavam alguns punhados de farinha.

assim e se fizessemos assim:
oleo de coco 100g
azeite 400g
sal 5g
soda caustica 66,7 g (SE de 8%)
agua destilada 171,5 g

será uma barra dura e um sabão com um bom condicionado para a pele

Como fazer? do mesmo moda que as outras, apenas de deve dissolver o sal na agua antes de juntar a soda caustica. A forma correcta será aquecer a agua e dissolver o sal. Deixar arrefecer e juntar a soda. Nunca juntar soda casutica a agua quente! Pode fazer uma reacção violenta e "explodir"...

Tenho juntado sal a algumas receitas que "inventei" para aproveitar uns oleos que normalmente não uso para sabão e, parecem ter ficado bons...
:)

domingo, 3 de julho de 2011

Artes de Suntria na Feira da Mulher

 A banca do Artes de Suntria: óleos, pomadinhas, unguentos, cremes para corpo e sabão natural.

 
Neste sabado, dia 2 de Julho a Suntria este presente na Feira da Mulher que decorreu na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, em Lisboa. Palestras, terapias e uma pequena feira com artigos desde livros, roupa, cosmética caseira e artesanato, numa ambiente simpatico e familiar. O jardim estava lindo, arvores, passaros a cantar e adornos feitos com reaproveitamento de materiais alegravam o ambiente. O edificio é uma casa antiga com as salas e portas de madeira talhada. De se ficar a olhar! Estão de parabéns os organizadores  pela ideia e pela simpatia e que se possam fazer mais eventos destes!
As mesas da Paula, Art of Living e dos artesãos da Casa da Floresta

Os jardins
Uma das arvores...esta encantou-me!
à tarde tivemos musica ao vivo...à noite houve concerto rock muito animado pelos sons que chegavam ao jardim!

 






quarta-feira, 15 de junho de 2011

terça-feira, 31 de maio de 2011

Alguns óleos vegetais e plantas medicinais utilizadas na prevenção de estrias na gravidez



Para: Aqui há Bebé)

Óleo de amêndoa doces (Prunus Amygdalus var. Dulcis)
O Óleo de Amêndoas Doces tem uma textura fina e é facilmente absorvido pela pele, tornando-o num dos óleos vegetais mais conhecidos e utilizados em massagens e nos cuidados diários da pele. É rico em vitaminas A, B1,B2, B6 e E. É um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de suavizar, hidratar, proteger e nutrir a pele, sendo um excelente auxiliar no equilíbrio da pele. Ajuda a prevenir as rugas e restaurar a elasticidade. Hidrata e suaviza a pele seca e as áreas irritadas, é especialmente indicado para peles secas. É um dos óleos vegetais mais usados na prevenção das estrias na gravidez e pode ser usado sozinho ou em mistura com outros óleos. *Pessoas com alergia a nozes e amendoins podem ser alérgicas.

Óleo de semente de uva (Vitis vinifera)
Extraído das sementes das uvas é um oleo é um emoliente doce, que deixa a pele macia como cetim sem que fique gordurosa. É bem absorvido pela pele. Hipo alérgico. Tem leves propriedades adstringentes sendo por isso especialmente indicado para a pele oleosa, embora possa ser usado por todo o tipo de peles. Óptimo para usar em massagens, sozinho ou em conjunto com outros óleos de base. A textura do óleo de grainhas de uva é ainda mais suave do que a do óleo de amêndoas doces. É indicado no tratamento de obesidade, celulite e estrias, pois auxilia na elasticidade dos tecidos, reduz o inchaço e o edema, restaura o colagénio e melhora a circulação periférica. Atua como excelente antioxidante. O óleo de grainhas de uva contém uma alta percentagem de ácido linoleico e alguma vitamina E, (que ajuda a conservação), assim como outras vitaminas e sais minerais. É tonificante, regenera e revitaliza a pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias. Pode ser usado puro ou em diluição com outros óleos.

Gérmen de trigo Triticum sativum
O óleo de gérmen de trigo contém vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, D e F) e é rico em vitamina E. Contém ácido linoléico, fosfolipídios, zinco, ferro, potássio e fósforo, além de ser altamente rico em lecitina. Ajuda a manter a qualidade dos óleos menos estáveis porque evita a oxidação. Devem ser acrescentados, aproximadamente, 10 % ao óleo base e 20 % se o óleo tiver uma estabilidade baixa. Óptimo para uso em peles secas e maduras ou áreas de tecido cicatricial. Útil na cura de queimaduras e tecidos em processo de cicatrização, assim como áreas inflamadas e peles ásperas. Normalmente é usado numa mistura de 10% com outros óleos em 90% de outros óleos. Quando é aplicada topicamente sobre a pele que ajuda a promover a formação de novas células, melhora a circulação e ajudar a reparar os danos do sol para a pele. Também é usado para aliviar os sintomas de dermatites, além de funcionar como preventivo para estrias. Àqueles que têm alergias ao trigo aconselharíamos usar tocoferol (vit E) que também evita a oxidação, em vez do germe de trigo.

Óleo de Jojoba (Simmondsia chinensis)
É indicado para todos os tipos de peles, incluindo a oleosa, mista, acnéica e peles inflamadas. Similar à composição da "seborreia" humana ou à pele oleosa. Penetra rapidamente na pele, nutrindo-a. É suavizante e hidratante para peles secas e maduras. Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Auxilia no controle do acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. Ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatites, sendo excelente para o tratamento e o controle de peles acnéicas e oleosas. É um óleo antioxidante natural, ajudando outros óleos a não rancificarem rapidamente. Bom para diluí-lo com outro carregador. Excelente coadjuvante em óleos de massagens, óleos de corpo e para tratamentos capilares. De média oleosidade, é considerado um balanceador da pele, equilibrando-a. Sua composição química é de grande compatibilidade com a pele humana, devolvendo a oleosidade natural da pele.

Óleo de Semente de alperce (ou damasco) (Prunus armeniaca)
O Óleo de Semente de Damasco tem uma textura leve e assim é ideal para usar nas mãos, cara e cabelo. É especialmente benéfico para a pele seca, madura ou sensível devido à qualidade de nutrição do óleo. Contém vitamina A e C. Óleo de semente de alperce é obtido dos caroços. Este óleo é bem absorvido, capaz de restaurar a barreira da epiderme. É utilizada em cosmetologia e dermatologia na composição de produtos destinados a hidratar e nutrir a pele. Além disso, ele pode ser usado para cuidar de crianças e pele sensível. Óleo de semente de alperce é anti-inflamatório, tem propriedades regenerativas e tónicas, rejuvenesce a pele, elimina as linhas finas, ajuda a restaurar a elasticidade da pele, dando-lhe um tom saudável, radiante. Ajuda a manter a elasticidade da pele, é utilizada para a celulite. Tem sido usada com sucesso para a pele cansada e flácida. Pode ser usado tanto separadamente ou em combinação com outros óleos.

Óleo de abacate (Persea americana)
È um óleo que se obtém da polpa do fruto do abacate. O óleo de abacate é absorvido de forma imediata pela pele humana, actua como suavizante e tem um notável poder filtrante natural da radiação solar. É um óleo rico, pesado, ou seja, de penetração profunda e rica em vitaminas A e D, lecitina, potássio, bem como a vitamina E. O óleo puro, não refinado, de abacate é de cor verde esmeralda e é classificado como um óleo monoinsaturados. É um agente nutritivo e emoliente, que melhora a elasticidade da pele. É bom para peles sensíveis, secas, desidratadas, envelhecidas e castigadas por agentes externos. Lubrifica, hidrata e nutre em profundidade a pele. Aumenta o colagénio na pele e promove a regeneração celular

Azeite (Olea europaea L)
Extraído do fruto da oliveira, a azeitona, o azeite é um óleo usado desde há milénios, em unguentos, banhos, massagens, etc. Possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele, nutrindo-a, protegendo-a, suavizando-a, e conserva a juventude do corpo e da cara. É utilizado como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e facilitar a sua remoção; melhora a elasticidade da pele, é perfeito para banhos relaxantes e massagens. Bastante oleoso é normalmente associado a outros oleos. É também usado na prevenção das estrias sozinho ou associados com outros óleos vegetais ou mais comummente em infusão com calêndula ou outras plantas medicinais.



Óleo de coco ( Cocus nucifera)
O óleo de coco, também conhecida como manteiga de coco, é um óleo extraído de copra tropical (a polpa interior de coco), de cor branca e mantêm-se sólido a temperaturas inferiores a 20º C.. O óleo de coco é constituída essencialmente por muito fluidos ácidos gordos saturados, que são perto de gordura subcutânea humana, e por isso é mais compatível com a pele do que a maioria dos óleos vegetais. Um excelente hidratante e óleo de protecção. Ajuda a manter a pele macia e suave, sem ser pegajoso.É ideal para tratar a pele sensível e danificada. Pode ser misturado com outros óleos vegetais.

Óleo de Sementes de sésamo (Sesamum indicum)
É um óleo muito leve, usado especialmente para massagens. Excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema e envelhecimento prematuro da pele. É lubrificante, emoliente, anti-inflamatório e restaurador de camada lipídica. Auxilia na prevenção de estrias. Popularmente é muito usado para ajudar em artrites. Para que tenha todas as suas propriedades inalteradas não pode sofrer processo de refino.
Usado de 20% a 100% em óleos carregadores mais baratos.
Óleo de semente de sésamo é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, e os minerais cálcio, magnésio e fósforo.

Óleo de girassol (Helianthus annuus)
Óleo de girassol contêm as vitaminas A, D, complexo B e E.É também rico em minerais, como cálcio, zinco, potássio, ferro e fósforo. É de cor amarela e quase nenhum odor, média oleosidade, excelente óleo base, para todos os tipos de pele. Rico em Ômega 6. Seus ácidos gordos polinsaturados têm acção nutritiva, emoliente e revitalizante da pele. Com elevado poder nutritivo pode ser utilizado em contusões, feridas, escaras, ulcerações e esfolamentos. Tem acção e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles delicadas e secas. É um óleo versátil e também um óleo relativamente barato para usar em massagem e pode ser misturado com outros óleos prensados a frio.

Óleo de rícino (Ricinus communis)
Os componentes do óleo de rícino têm propriedades desinfectantes que são altamente benéficos para o tratamento de várias doenças de pele causadas por infecções bacterianas ou fúngicas. Ele inclui úlceras de pele, micose, prurido cutâneo, erupções cutâneas, verrugas e até cravos e espinhas. Tem um bom efeito hidratante na pele seca. Assim, ele pode ser usado para curar fissuras nos tornozelos e pés, que muitas vezes se desenvolvem no inverno. O óleo de rícino promove a produção de colagénio e elastina e, portanto, contribui para tornar a pele lisa e macia.

Manteiga de cacau ( Theobroma cacao L)
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis á qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Isso desperta o interesse no seu uso como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. É usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, cieiro dos lábios, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, hemorróidas, unguentos analgésicos, processos de cicatrização, qualquer tipo de lesão cutânea e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto. Também é usado em preparações para prevenção das estrias na gravidez

Manteiga de Karité (shea) (Butyrospermum parkii)
A manteiga de karité é um excelente hidratante para peles secas e danificadas. A industria farmacêutica utiliza-a na elaboração de produtos para problemas de pele como dermatoses, eczemas e queimaduras solares. Tem também efeito cicatrizante e reparador em mãos gretadas e que sofram de eczemas e dermatites. É desde tempos imemoriais utilizada por diversos povos africanos para curar feridas, é muito rica em vitaminas A, D, E e F e tem propriedades suavizantes usadas como atenuante de estrias e rugas. É muito bem tolerada, mesmo pelas peles sensíveis, e inclusive usada em produtos para bebés e em produtos para diabéticos. Além disso a manteiga de karité é não-comedogênica, ou seja, não causa erupção ou obstrução dos poros, que causem acnes.

Calêndula (Calendula officinalis)

É uma plantas com excelentes propriedades. Tem acção anti-inflamatória, emoliente, anti-séptica, calmante e cicatrizante, evitando infecções em ferimentos e escoriações. Os diversos princípios ativos da planta são responsáveis pelos eficientes efeitos no tratamento de pele e cabelos. A calendulina, por exemplo, um pigmento que dá a cor alaranjada às pétalas, presente em boas doses nas flores, juntamente com a resina e a mucilagem, são responsáveis pelos poderes regeneradores e cicatrizantes. É normalmente preparada uma infusão das flores de calêndula em óleo de girassol ou azeite e depois filtrado que depois se utiliza no tratamento de queimaduras e inflamações, estimulando a formação de tecidos. Ideal para a pele áspera, rachada, cansada, para as mãos, como óleo de massagem ou após o banho de sol. Ameniza problemas femininos, como a TPM e a menopausa. Indicado para todo tipo de pele, inclusive com acne, sensíveis e avermelhadas. A absorção cutânea é rápida. Costuma ser adicionado ao óleo carreador na proporção de 25%. Não confundir com o óleo essencial absoluto de calêndula que custa centenas de vezes mais caro que o óleo infuso.

Aloé Vera
O Aloé Vera tem uma acção anti-inflamatória, promove a renovação de tecidos com células novas, é regeneradora celular restaurando os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, quer sejam ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol. É um hidratante natural, hidrata todas as camadas da pele. E o Aloé Vera é um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinado. É antipruriginoso, faz desaparecer o prurido e o ardor. Quando aplicado em feridas e queimaduras, penetra na pele e restitui os fluidos sem impedir que a oxigenação chegue até a ferida, acelerando o processo de cura e reduzindo o tamanho da cicatriz.

Óleos e cremes de massagem hidratantes para prevenção de estrias na gravidez ...e não só



(receitas caseiras)



(com um carinho especial para Aqui há Bebé)

Óleo de plantas para pele (azeite/óleo de calêndula)

Partes iguais de flores de calêndula e / ou de flores de alfazema

azeite (ou oleo de amêndoas doces) para cobrir

1 colher de sopa de cera de abelha

Deverá macerar as plantas e o óleo de amêndoas ou azeite, deixando a macerar por 3 a 4 semanas, num recipiente de vidro com Tampa, em local escuro e seco . Mas pode acelerar esse processo colocando em lume muito brando o óleo (azeite) com as plantas, por 2 a 3 horas.

Depois de macerado, filtrar a mistura por um passador fino ou um pano de algodão, espremendo as plantas para extrair bem o oleo macerado.


Para fazer o creme:
Derreter a cera e aquecer o azeite e misturar bem. Adicionar 4 gotas de vit E e 4 gotas de oleo essencial de alfazema.


Creme para hidratante (para mães e bebés)

(1parte pode ser uma colher de sopa; uma colher de chá; uma chávena; 10 gramas...etc)

1 parte de manteiga de karité

½ parte de óleo de amêndoas

½ parte de azeite de calêndula

Derreter em Banho-Maria a manteiga e os óleos. Bater um pouco até arrefecer


Bálsamo de cacau (preventivo estrias)

15 g de manteiga de cacau

85 ml de óleo de amêndoas doces (ou outro óleo liquido e benéfico para prevenção estrias como grainha de uva, gérmen de trigo, abacate, rosa mosqueta, etc…)

Derreta em banho maria a manteiga de cacau com o óleo. Mexer até arrefecer. Deitar num recipiente com tampa e armazenar num local longe da luz solar.


Loção corporal com mel e coco (pele normal /seca)

Uma loção para usar após o banho. O óleo de coco é suave, emoliente e derrete à temperatura do corpo, facilitando a absorção pela pele após o banho ou duche.

50g óleo de coco

1 c. de sopa de oleo de girassol

2 c. sopa de oleo de amendoas

1c. de chá de mel

Colocar o oleo de coco num recipiente e levar a banho-maria até derrter. Misturar com os outros ingredientes, mexendo até misturar bem. colocar num recipiente e deixar arrefecer bem antes de tapar.


Loção hidratante de coco e amêndoas

50 g de óleo de coco

60 ml de óleo de amêndoas doces

10 ml de óleo de gérmen de trigo

Derreter o óleo de coco num recipiente em banho-maria. Misturar e mexer os outros ingredients. Deixar arrefecer por 24 horas. Para usar colocar um pouco na palma da mão para amornar e espalhar pelo corpo.

Balsamo de cacao e linhaça para estrias
3 c. sopa de manteiga de cacao
1c. sopa de oleo de linhaça (pode ser retirado de capsulas)

Derreter a manteiga de cacao em banho maria (não deixe ferver nem aquecer demais). Juntar o oleo de linhaça. Deitar a mistura morna num recipiente limpo e aplicar nas estrias duas vezes por dia, preferencialmente com a pele humida (após o banho ou humedecendo a pele com uma toalha molhada com agua morna).

Pode substituir o oleo de linhaça por oleo de vitamina E, também disponivel em capsulas.

Crème natural para prevenção de estrias

100g de manteiga de cacao

1c. sopa de oleo de germen de trigo

1 c. cha de oleo de sesamo

1c. chá de oleo de caroço de alperce

1 c. cha de vitamina E ou 2 capsulas de vitamin E, perfuradas.

2 c.de chá de cera de abelha

Juntar a manteiga de cacau, o oleo de gérmen de trigo, o oleo de sésamo, o oleo de caroço de alperce e a cera de abelha e leve ao lume em banho maria até derreter a manteiga e a cera. Mexa para misturar até começar a arrefecer, e misture a vitamina E. Deite num recipiente e deixe acabar de arrefecer antes de colocar a tampa.

Usar varias vezes ao dia , massajando as zonas problemáticas com pequenas porções de creme.

Creme para prevenção de estrias

Partes iguais de :

Óleo de grainha de uva

Óleo de amêndoas doces

Óleo de gérmen de trigo

Oleo de vitamina E

Misturar e guardar longe d luz solar. Usar todos os dias em massagens circulares, deixando penetrar bem na pele, Usar de preferência após o duche ou com a pele húmida.

Creme de azeite e gel de aloé (prevenção estrias)

125 ml de azeite ( de preferência infusionado com calendula, mas pode ser simples)

62,5 ml de gel de aloé
4 capsulas de vitamina E
2 capsulas de vitamina A
 recipiente para guardar, de preferência escuro
Furar as cápsulas de vitaminas e espreme-las para dentro de uma tigela. Juntar o azeite e o gel de aloé. Mexer muito bem . ´E importante que os óleos fiquem bem misturados com o gel de aloé. Colocar a mistura num recipiente escuro e tampado e guardar no frigorifico. Aplicar uma a duas vezes por dia.


Manteiga de karité e gel de aloé

Partes iguais de manteiga de karité (de preferência não refinada) e de gel de aloé.

Aquecer um pouco a manteiga de karité, em banho maria, para derreter. Juntar o gel de aloé e mexer bem. Pode bater com varinha magica ou batedeira , pois ficará com uma textura mais fofa e cremosa.


Creme para as estrias com rosa mosqueta

30 g de oleo de rosa mosqueta

30 g de manteiga de karité

15 g de oleo de gérmen de trigo

1 capsula de vitE

Colocar o karité e banho maria para derreter. Juntar-lhe o oleo de rosa mosqueta e o oleo de gérmen de trigo. Mexer para misturar e esperar que arrefeça.
Abrir a cápsula de vit. E , juntar e misturar bem.
Colocar num recipiente com tampa. Usar 2 vezes por dia .

Jabon de Castilla - sabão de Castela - Castille soap

Nota (06/11/2013):
Devido a alguns procedimentos perigosos que tive conhecimento, e que colocam em risco a saude (e a vida) de quem está a fazer o sabão e /ou de quem vai usar o sabão: A soda caustica (hidroxido de sódio) assim como o hidroxido de potassio, são agentes quimicos perigosos. Têm de ser manuseados com extrema cautela, usando equipamento adequado (luvas, mascara e oculos de protecção, asim como vestuario adequado); AO fazer a solução alcalina, deve ser usado utensilios adequados, de preferencia de inox (NUNCA; MAS NUNCA DEVE SER USADO ALUMINIO!!!!), e resistentente a temperaturas altas (rondam os 90º ou mais) e resistentes à acção corrosiva da soda caustica; a soda deve ser deitada sobre a agua e nunca , nunca ao contrario; quando se junta a solução de soda nas gorduras, nunca, mas nunca podem as gorduras ao lume!!!!
O manuseamento incorreto da soda caustica, pode levar a graves acidentes, com gravissimos ferimentos e, dependendo da sua localização (por ex. se for no rosto e vias respiratorias), a cegueira e a graves problemas respiratorios, incapacitantes.
Igualmente importante é saber qual a quantidade segura de soda caustica a usar, de forma a que o produto final seja um produto seguro, não caustico.

Actualmente têm acesso a inumeras receitas/formulas de sabão, em sites, grupos, livros... quando copiam uma receita devem rever os dados/valores atraves de uma calculadora. Há sempre a hipotese de ter podido haver uma gralha e a receita não estar bem. Igualmente devem ter confiança (e mesmo assim rever a formula) na pessoa/site/livro que disponibiliza a formula. Há formulas e formulas...

O sabão tem um periodo de cura que TEM DE SER RESPEITADO! pelo menos 4 semanas para sabão cold process, e uma semana para hot process. Rebacht ou refundido de sabão novo (que desanda por ex.na altura do traço), tem que curar as 4 semanas na mesma.

Desculpem o alarmismo, não é nada algo que eu faça, mas tenho-me dado conta que as coisas estão a perder um bocado o controlo, há pessoas não estudam, não se formam, leiem na diagonal, apanham umas dicas aqui, uns sururus ali, e depois vão "fazer sabão", muitas vezes para oferecer, para vender (como se já não fosse grave ser de uso pessoal/familiar).... É preciso responsabilidade, consciencia.



(rectificada em 23/07/2011: este sabão não leva mais nenhuma gordura a não ser o azeite. Na descrição da receita aparece a palavra cera porque como o método é igual, basicamente , eu fiz copy/paste do outro post sobre receitas basicas de sabão. Como não consigo comentar as minhas proprias mensagens deixo aqui esta rectificação. E já agora muitos parabéns a quem já conseguiu fazer sabão natural!)

Sabão feito só com azeite, sem adição de outras gorduras (não é óleo usado é azeite puro). Esta receita é divulgada pela internet em vários blogs e sites espanhóis.


Jabon de Castilla (Sabão de Castela)


900 g azeite


115g hidroxido de sódio (soda caustica)


300 g de agua destilada


Importante:


(o hidróxido de sódio (ou soda caustica) é muito caustico, usar medidas de segurança como luvas, mascara e óculos de protecção ao manuseá-lo; usar recipientes resistentes ao calor, nunca usar alumínio, utilizar utensílios e panela de inox.)

Modo de preparação (para esta ou outras receitas)

Pesar os ingredientes. Deitar o hidróxido de sódio sobre a agua (nunca ao contrario) e mexer para misturar e dissolver (cuidado com os vapores libertados nos olhos e não os inalar!). A mistura vai aumentar muito de temperatura, mexer para dissolver a soda caustica. Entretanto colocar as gorduras e a cera (caso leve esta ultima)numa panela inox, em banho-maria para derreteram. Retire do banho-maria.

Deitando a soluçao de soda na mistura de gorduras

 Deite a solução de soda na mistura de gorduras e vá mexendo com uma colher de pau. Com uma varinha magica vá mexendo a mistura, alternado o “bater electrónico” com um “mexer manual”, até obter uma massa tipo maionese (é o traço).
Com uma varinha magica vá mexendo a mistura, alternado o “bater electrónico” com um “mexer manual”,


até obter uma massa tipo maionese (é o traço).
Está pronto. Deite em formas (pode ser uma caixa plástico tipo tupperware) forradas com papel vegetal ou na falta um saco plástico transparente. Isole com toalhas para que a saponificação continue; a temperatura vai aumentar, deixe ficar por 24 horas (às vezes pode levar 72 horas! é melhor ir verificando após perfazer as 24 horas, até ser possivel retirá-lo do molde), após o que desenforme e corte em fatias largas. Deixe ficar em local seco durante pelo menos 4 semanas para que “cure”, e seque.
Nota:
o sabão 100% azeite em geral, leva pelo menos 6 meses a curar totalmente, algumas vezes 8. nNote-se que ele vai mudar de cor e ficar totalmente branco e duro quase pedra (a não ser que seja feito com azeite macerado, ai fica com a cor alterada e a dureza também...de qualquer modo 6 mesitos, por ai. Por vezes ele fica duro apos as 4 semanas, mas ainda não mudou de cor, a secagem prossegue...noutras ele tem mesmo que esperar mais uns mesinhos. Embora se possa usar, pois a soda ja não apresenta perigo, a secagem completa dura de 6 a 8 meses. Use e desfrute!
24 horas depois já cortado e posto a curar ...

A soda caustica, se respeitadas as quantidades e os tempos de cura fica neutralizada e não apresenta perigo. Não se pode fazer sabão sem soda caustica!


Estas receitas foram experimentadas e usadas. Podem ser usados por todos, inclusive bebes. Não altere os óleos nem as quantidades, cada óleo tem um índice diferente de saponificação pelo que a receita teria de ser totalmente revista!