segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Começando... mas não sei por onde começar!


(Isto foi uma resposta dada durante uma "conversa" on line. Como pensei q mais pessoas poderiam ter as mesmas duvidas...)

Deve ir por partes. às vezes temos vontade de aprender tudo de uma vez e depois não conseguimos perceber, reter toda a informação que lemos. É preferível escolher um tema por por ex. uma semana e nesse periodo estudar o assunto mais detalhadamente, tomando apontamentos e procurando informação em varios sitios.(de quaisquer desses temas existe bastante informação na net é só procurar no google).
Por ex. o sabão natural: em primeiro lugar tem q perceber o q é e como é feita a transformação. isto é quimica, mas não é preciso saber todos aqueles vocábulos de química! a forma mais simples de saber o q é que o sabão é resultado da junção de uma gordura com um liquido alcalino (há acidos e alcalinos , certo? o limão e o vinagre e o acido citrico são acidos (têm ph acido); a lexivia, a potassa e a soda caustica são alcalinos(tem ph alcalino); no meio é o ph neuto.)
Essa junção entre as gorduras e o liquido alcalino vai mexer nas moléculas de gordura que se transformam em sabão. Cada tipo de gordura necessita de uma quantidade diferente de soda para que saponifique. existem tabelas onde estão esses valores. No entanto se tiver dificuldade em perceber, existem muitas receitas em sites de saboeiros (tem no meu blog por ex. e caso tenha dificuldade com o inglês existem blogs espanhois com imensas receitas, cujos links eu coloquei no grupo Saboaria no Facebook e nos meus blogs).
A aromaterapia e a fitoterapia são disciplinas mais amplas mais abrangentes e com muito que estudar. Por agora tente cingir-se ao mais essencial e já que está a pensar nos sabões, estude apenas os óleos e plantas com aplicação a nivel dermatológico e com aplicação nos sabões.
Tente organizar tempos de estudo: diga esta semana vou estudar só sabões; na próxima vou estudar aromaterapia por exemplo. Tire notas, apontamentos para caderninhos, um p/ saboaria, outro para aromaterapia, etc. o escrever ajuda a memorizar, a perceber. Veja videos no youtube sobre fazer sabão existem muitos excelentes. Vá com calma e estude cada assunto primeiro em separado e depois à medida que vai percebendo como é o basico, vai percebendo como as varias disciplinas se encaixam e interligam.  Penso q isso é essencial para conseguir orientar-se e conseguir começar a entender o funcionamento basico de qualquer destes assuntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário