sábado, 19 de maio de 2012

Medidas de segurança na manufactura de sabão natural


Nota (06/11/2013):
Devido a alguns procedimentos perigosos que tive conhecimento, e que colocam em risco a saude (e a vida) de quem está a fazer o sabão e /ou de quem vai usar o sabão: A soda caustica (hidroxido de sódio) assim como o hidroxido de potassio, são agentes quimicos perigosos. Têm de ser manuseados com extrema cautela, usando equipamento adequado (luvas, mascara e oculos de protecção, asim como vestuario adequado); AO fazer a solução alcalina, deve ser usado utensilios adequados, de preferencia de inox (NUNCA; MAS NUNCA DEVE SER USADO ALUMINIO!!!!), e resistentente a temperaturas altas (rondam os 90º ou mais) e resistentes à acção corrosiva da soda caustica; a soda deve ser deitada sobre a agua e nunca , nunca ao contrario; quando se junta a solução de soda nas gorduras, nunca, mas nunca podem as gorduras ao lume!!!!
O manuseamento incorreto da soda caustica, pode levar a graves acidentes, com gravissimos ferimentos e, dependendo da sua localização (por ex. se for no rosto e vias respiratorias), a cegueira e a graves problemas respiratorios, incapacitantes.
Igualmente importante é saber qual a quantidade segura de soda caustica a usar, de forma a que o produto final seja um produto seguro, não caustico.

Actualmente têm acesso a inumeras receitas/formulas de sabão, em sites, grupos, livros... quando copiam uma receita devem rever os dados/valores atraves de uma calculadora. Há sempre a hipotese de ter podido haver uma gralha e a receita não estar bem. Igualmente devem ter confiança (e mesmo assim rever a formula) na pessoa/site/livro que disponibiliza a formula. Há formulas e formulas...

O sabão tem um periodo de cura que TEM DE SER RESPEITADO! pelo menos 4 semanas para sabão cold process, e uma semana para hot process. Rebacht ou refundido de sabão novo (que desanda por ex.na altura do traço), tem que curar as 4 semanas na mesma.

Desculpem o alarmismo, não é nada algo que eu faça, mas tenho-me dado conta que as coisas estão a perder um bocado o controlo, há pessoas não estudam, não se formam, leiem na diagonal, apanham umas dicas aqui, uns sururus ali, e depois vão "fazer sabão", muitas vezes para oferecer, para vender (como se já não fosse grave ser de uso pessoal/familiar).... É preciso responsabilidade, consciencia.


Medidas de segurança na manufactura de sabão natural


Muito importante O mais importante a considerar é o perigo de soda cáustica ou potassa cáustica. Ambos os ingredientes são perigosos e devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais. Quando misturado com água produz uma solução alcalina que em contacto com a pele pode causar queimaduras químicas significativas e cujos vapores tóxicos podem provocar danos nos olhos e garganta quando inalados. Devem-se seguir as instruções de segurança, quando da preparação da solução alcalina (junção da água com a soda cáustica) que representa o momento de maior perigo. A partir do momento em que a saponificação, esse perigo diminui e já não é perigoso para a pele. É importante fazer o calculo correto da soda cáustica necessária para a gordura a utilizar para que não fique uma quantidade excessiva de soda cáustica no sabão.
O material de protecção deve ser:



Óculos de protecção (para evitar salpicos nos olhos)




Mascara (para evitar a inalação de vapores)



Luvas de borracha (para proteger as mãos)



Avental ou bata para proteger a roupa
Em geral deve-se usar roupa de manga comprida, calças e sapatos fechados, para limitar o contacto acidental com a solução alcalina na pele.

Ao mexer a massa com a varinha mágica deve-se ter o cuidado de manter as lâminas, submersas antes de ligar, para que não salpique.

Em caso de contacto com a solução cáustica ou da massa de sabão, lavar abundantemente com água corrente e vinagre. Em caso de contacto com os olhos , lavar imediatamente com água corrente e procurar assistência medica urgente  .

Este processo não deve ser feito por crianças, devem ser mantidas afastadas por protecção.
Manter animais de estimação também fora da divisão onde é feito o sabão

terça-feira, 8 de maio de 2012

Workshops de cosmética e saboaria natural - Módulo 1: cosmética e bem-estar para mamãs e bebés





De  Florbela Graça e Gabriela Pereira






Com Florbela Graça

Este é o primeiro módulo de uma série de outros sobre cosmética e saboaria natural.Tem uma vertente bastante prática e sensorial

    • Domingo, 10 de Junho de 2012
    • 10:00 até 18:00



Morada: Av. Dr. Miguel Bombarda, 39 (em frente à Estação da CP de Sintra)




Terá lugar no dia 10 de Junho de 2012, em Sintra, no espaço 


Sintra-se Descoberta Do Ser
Morada: Av. Dr. Miguel Bombarda, 39
(em frente à Estação da CP de Sintra)

Neste atelier vamos falar sobre:

Os óleos vegetais mais comuns em Portugal: suas propriedades.

Outros óleos e manteigas vegetais.

Algumas plantas aromáticas e medicinais mais utilizadas: qualidades e propriedades.

A maceração em óleo: como fazer.
-A preparação da planta.
-Os vários métodos de maceração.

Conservação e durabilidade dos óleos macerados:
- Antioxidantes e conservantes naturais.

Óleos essenciais em produtos para bebes e crianças e grávidas: sim ou não?

Algumas receitas simples e práticas.

Ex.
Pomada de calêndula com azeite macerado de calêndula e cera e água destilada (ou água de cal, ou água de rosas)
Loção de limpeza com azeite de alfazema e água de cal
Óleo e Creme hidratante preventivo de estrias

Informações e inscrições:
gabrielapereira6@hotmail.com
suntrialquimias@gmail.com
96 237 57 24 / 91 259 82 14

Workshop/Oficina: Sabão Natural - Processo a Frio


Sábado, 26 de Maio de 2012




  • 10:00 até 18:00


  • O sabão natural é feito a partir de óleos e manteigas vegetais e ou animais, aos quais é adicionado uma solução alcalina para que se dê uma reacção química chamada saponificação (ou seja que as gorduras se transformem em sabão). 
    Assim faziam as “nossas avós” o sabão. A partir da segunda metade do século XX, estes conhecimentos começaram a desvanecer-se à medida que os novos detergentes e sabonetes industriais foram tomando conta mercado, aliviando até a mulher de mais uma tarefa, no seu já atarefado dia-a-dia. Actualmente e perante as crescentes certezas dos danos e prejuízos causados pelo excesso de químicos recebidos pelo nosso organismo através da utilização dos variadíssimos sabonetes, géis de banho, champôs e tantos outros produtos cosméticos e de higiene pessoal, produzidos e disponibilizados pela industria químico-farmacêutico, há um retorno às coisas simples, às origens, às raízes.
    É disso que se trata nesta oficina pratica. Explicar e demonstrar como é que se transforma um azeite, a gordura mais comum no nosso país, em sabão e dele retirar todos os proveitos e benefícios.

    Vamos aprender a fazer o nosso próprio sabão. Aprender quais as gorduras que se podem usar, os seus benefícios, quais aditivos colocar.
    Abordaremos questões e conceitos como:
    -Breve história do sabão;
    -Como as nossas “avós” faziam o sabão para a barrela;
    -Medidas de segurança;
    -Ingredientes:
    -Gorduras (óleos e manteigas) e soda cáustica;
    -Água destilada e outros liquidos
    -Óleos essenciais/óleos de fragrância
    -Aditivos e conservantes;
    -Tabela de saponificação: como usar;
    - O que é o “Excesso de soda” e “sobre-engorduramento”
    -Saponificação, moldes e processo de cura.
    -Usar plantas aromáticas e medicinais na manufacturação de sabões
    - Demonstração de como se faz:
    Sabão natural (processo a frio): Lavagens e limpezas.
    Sabão natural (processo a frio): Uso pessoal (personalizado)
    Alguns usos para o sabão natural lavagens.
    Algumas receitas simples e praticas

    No proximo dia 26 de Maio, em Algés, Rua Damião de Góis, nº 34 - 1º Esq. (perto da Estação dos Autocarros, ao lado do MacDonalds), Horário: Das 10h às 18h.
    Valor:85€ (inclui manual e amostras de produtos realizados no wks)
    Informações e inscrições através dos seguintes contactos:

    (é necessária confirmação por razões logísticas)

    suntrialquimias@gmail.com (Florbela Graça)

    Tel.: 214115529/916786462/961871637

    Email: geral@beholistic.pt

    www.beholistic.pt

    Os participantes têm direito a um manual e a amostras dos produtos elaborados durante o workshop. Em relação a material que precisem levar será: caneta/lapis e um caderno para algum apontamento, e um saco para levar os sabões amostras (que irão acondicionados numas caixinhas), pode se quiser trazer um paninho da louça ou algo similar, para envolver as caixinhas, podem trazer.