quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bálsamo labial - Como fazer



Proporções de base para fazer bálsamos labiais:

20% da receita deve ser constituida por cera de abelha (ou outra cera) ou <ceras)
25% da receita deve ser constituida por qualquer manteiga que seja sólida à temperatura ambiente (óleo de coco, óleo de palma, lanolina, manteiga de karité, manteiga de manga, etc.)ou< manteiga sólida
15% da receita deve ser constituida por manteigas que sejam muito duras à temperatura ambiente (cacau) ou< manteiga solida e dura
40%  da receita deve ser constituida por qualquer óleo liquido à temperatura ambiente ( amendoas doces, grainha de uva, alperce, pessego, abacate, azeite, girasssol, rícino, etc) ou < óleo liquido


Todas as gorduras devem ser de grau cosmético.

Como fazer: pesar os ingredientes. Derretar em banho -maria até que tudo esteja derretido (nunca derreter em lume directo!)
A cera de abelha é o que vai demorar mais tempo a derreter, tenha paciencia e não aumente o lume, convém que o lume do banho-maria seja bem baixo.
Assim que todos os ingredientes estiverem derretidos, pode acrescentar o aroma: aromatiante alimentar, extrato natural, óleos essencial (excepto citrinos!) ou aromatizantes especialmente concebidos para balsamos labiais e de grau cosmético.
 NÃO USAR ESSENCIAS DE AROMATIZADOR DE AMBIENTE!!!

Se quiser usar cor, utilize corantes alimenticios, naturais (feitos a partir de plantas como a beterraba) ou de grau cosmetico.
NÃO UTILIZE NEM GUACHES, AGUARELAS, PIGMENTOS PARA PINTURA OU LAPIS DE CERA!!!

Deite em recipientes proprios ou em pequenos boiões de plastico ou vidro com tampa.
Pode acrescentar uma capsula de vitamina E, e /ou um pouco de mel, na mesma altura e que acrescentam os aromas e os outros aditivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário